Quais as linhas de pesquisa do ProLogIS?
Como comentamos na semana passada, o ProLogIS possui duas principais linhas de pesquisa: a Modelagem e Gestão de Sistemas Logísticos Inteligentes e a Inteligência de Dados em Organizações e Sistemas Produtivos.
Já te explicamos sobre os Sistemas Logísticos Inteligentes, então hoje vamos te apresentar a segunda linha de pesquisa.
Afinal, o que são Sistemas Produtivos?
Um Sistema Produtivo pode ser definido como um conjunto de elementos alocados de forma interligada para a produção de um bem ou serviço. Estes elementos são compostos por trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção, dentre outros.
Historicamente, o processo produtivo tem evoluído constantemente, principalmente através das revoluções industriais. A mais recente, e objeto de estudos, é a quarta revolução, mais conhecida como Indústria 4.0. Com ela têm sido desenvolvidas tecnologias, tais como computação em nuvem, big data, robótica, que aprimoram a conexão entre os elementos do sistema, trazendo uma visão mais integrada e eficiente. Nesse contexto surgiu o termo “Inteligência de Dados” que utiliza informações qualificadas para agregar inteligência às tomadas de decisão que comandam a produção de bens e serviços.
Após essa explicação sobre os termos você pode se perguntar, quais os principais tópicos de estudo? No laboratório, essa linha de pesquisa utiliza técnicas computacionais como inteligência artificial, digital twins e machine learning, para a aplicação em sistemas produtivos visando o aprimoramento do processo e o aumento da competitividade das organizações.