Maurício Randolfo Flores é pesquisador do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua tese de doutorado. Confira o que ele compartilhou conosco sobre a sua pesquisa:
A pesquisa está inserida no contexto logístico portuário e aborda, especificamente, o problema da sincronização do fluxo logístico de contêineres. A ocorrência de eventos disruptivos, como a chegada desbalanceada de caminhões na área portuária pode acarretar congestionamento, longos tempos de espera, diminuição da eficiência operacional e aumento dos custos para os usuários do serviço portuário. Dessa forma, o objetivo da tese é desenvolver um sistema inteligente baseado em algoritmo de Machine Learning para identificar antecipadamente a chegada de caminhões fora do horário agendado, por meio de monitoramento da localização da transportadora em tempo real, e propor reagendamento dinâmico. Ainda, a pesquisa busca inserir na simulação computacional as consequências da interação humana com tecnologia, a partir da avaliação de decisões tomadas por gestores logísticos baseadas em dados decisórios extraídos do sistema de reagendamento inteligente proposto.
O primeiro artigo apresentando o framework conceitual da solução proposta é intitulado “Human-centric decisions for the Integrated Planning of Smart Port Systems” e foi aprovado e será apresentado na International Conference on Human Interaction & Emerging Technologies (IHIET), que ocorrerá em Nice/França em agosto de 2023.
Ficou interessado no assunto da pesquisa e quer saber mais sobre? Vale a pena conferir o artigo citado!