Pesquisa Rafael Vieira da Silva

Rafael Vieira da Silva é pesquisador do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua dissertação de mestrado, apresentada da seguinte forma:

O trabalho surge da necessidade de preencher lacunas existentes na aplicação de IA para gerenciar riscos na cadeia de suprimentos. A pesquisa visa oferecer uma compreensão aprofundada dos riscos em SCRM (Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos), ajudando as empresas no processo de tomada de decisão e as guiando entre diversas oportunidades de investimento. Este estudo mergulha em três grandes pilares: Riscos na Cadeia de Suprimentos, Tomada de Decisão em Investimentos e o uso de Inteligência Artificial para Quantificação de Riscos. Explorando a complexidade desses fatores e como eles se entrelaçam, desde a gestão de riscos até a compreensão das decisões financeiras. Com a IA, pretende-se não só mitigar os riscos, mas também fornecer ferramentas preditivas e automatizadas para enfrentar desafios em ambientes de negócios incertos. A gestão eficaz de riscos é vital para a resiliência empresarial, e a IA oferece um potencial significativo nesse contexto.

Pesquisa Joelmir Junior

Joelmir Junior é pesquisador do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua dissertação de mestrado, apresentada da seguinte forma:

A previsão de demanda se encaixa como um fator relevante na gestão de cadeias de suprimentos, pois a antecipação correta da demanda do cliente possibilita que gestores planejem o nível de atividades como transporte, produção e estoque. Em contrapartida, previsões inadequadas custam caro e são amplificadas entre os membros da cadeia de suprimentos, podendo resultar em fenômenos como o efeito chicote. Além disso, quando as previsões tratam de produtos novos no mercado, sem dados históricos de vendas, a interferência humana nas previsões se faz necessária para que o conhecimento prévio dos gestores possam auxiliar no processo.

Portanto, a fim de reduzir os erros das interferências nos modelos de previsão de demanda, com foco em produtos sem históricos de vendas, o presente estudo se propõe a utilizar técnicas de inteligência artificial explicável juntamente com métodos de simulação para auxiliar nos processos de tomada de decisão. Cabe salientar, que esta pesquisa encontra-se em fases iniciais.

Pesquisa Davi de Simas

Davi de Simas é estudante do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFSC e também é aluno de Iniciação Científica no ProLogIS. Veja o que ele compartilhou sobre suas responsabilidades:

Com o seu trabalho como pesquisador de iniciação científica, Davi pode contribuir com a dissertação da Ingra Farias em atividades de modelagem e simulação computacional e escrita científica, que ajudaram a atingir o objetivo de desenvolver um modelo baseado em gêmeos digitais para o aprimoramento da resiliência da cadeia de suprimentos. Atualmente está trabalhando em conjunto no desenvolvimento da tese do Silvio Alvim focada em desenvolver um modelo preventivo para e tomada de decisão em situações de risco, baseado na tecnologia da Indústria 4.0 denominada Gêmeos Digitais, visando aprimorar a resiliência e fortalecer a robustez da cadeia de suprimentos. Esses projetos foram viabilizados através do estudo e aplicação do software Anylogistix.

Pesquisa Maria Eduarda Lobo

Maria Eduarda Lobo é estudante do curso de Engenharia de Produção Civil da UFSC e também é aluno de Iniciação Científica no ProLogIS. Veja o que ela compartilhou sobre suas responsabilidades:

Durante o seu trabalho como pesquisadora de iniciação científica, Eduarda teve a oportunidade de contribuir para a dissertação da Bruna Rigon de Oliveira em atividades de modelagem, simulação computacional e escrita científica. Essas contribuições desempenharam um papel fundamental na consecução do objetivo de desenvolver um modelo de rede de distribuição para compras online em um contexto de varejo omni-channel. Para alcançar esse objetivo, foram utilizados o software Anylogic e as linguagens de programação Java e Python. Além disso, Eduarda também faz parte da equipe de marketing do laboratório e auxilia na organização de eventos sociais.

Pesquisa Pedro Onorio

Pedro Onorio é estudante do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFSC e também é aluno de Iniciação Científica no ProLogIS. Veja o que ele compartilhou sobre suas responsabilidades:

Com o seu trabalho como pesquisador de iniciação científica, Pedro auxilia no desenvolvimento da tese do Lúcio Galvão Mendes com a elaboração de uma ferramenta de previsão de demanda de leitos hospitalares utilizando técnicas de machine learning através da linguagem de programação Python. Ele participa também de atividades de pesquisa como de revisões da literatura e escrita de artigos científicos. Além disso, atualmente participa da equipe de marketing, na qual é responsável pelo site e LinkedIn do laboratório.

Pesquisa Julia Cristina Bremen

Julia Cristina Bremen é estudante do curso de Engenharia de Produção Civil da UFSC e também é aluno de Iniciação Científica no ProLogIS. Veja o que ela compartilhou sobre suas responsabilidades:

Durante o seu trabalho como pesquisadora de iniciação científica, Julia pode contribuir na dissertação da Bruna Rigon de Oliveira em atividades de modelagem e simulação computacional e escrita científica, que ajudaram a atingir o objetivo de propor um modelo de rede de distribuição para compras on-line de um varejo omni-channel. Também trabalhou na dissertação da Luciana Stradioto, focada em desenvolver uma abordagem prática para a transformação digital em pequenas e médias empresas usando modelagem e simulação. Além disso, atualmente ela está trabalhando em conjunto com o doutorando Maurício Randolfo Flores na elaboração de um modelo integrado de planejamento de sistemas de portos inteligentes com uma visão centrada no fator humano de decisão. Esses projetos foram viabilizados através do estudo e aplicação do software Anylogic e da linguagem de programação Java e Python. Além disso, a aluna participa da equipe de marketing do laboratório e na organização dos eventos sociais.

Pesquisa Bruna Rigon de Oliveira

Bruna Rigon de Oliveira é pesquisadora do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua dissertação de mestrado, que pode ser descrita da seguinte forma:

Do carrinho de compras à entrega do pedido, a logística é um fator crucial para a satisfação dos consumidores do comércio eletrônico. Com o avanço contínuo das tecnologias digitais e a crescente adoção do modelo omni-channel pelos varejistas, as redes de distribuição enfrentam o desafio de oferecer entregas flexíveis às demandas dos consumidores. Nesse contexto, como um varejista que atua no formato omni-channel pode configurar a operação de sua rede de distribuição para oferecer diversas opções de entrega de pedidos on-line aos consumidores?

Isso é o que a pesquisa da Bruna busca responder. A mestranda propõe uma estrutura operacional de rede de distribuição para atender pedidos provenientes do comércio eletrônico por três diferentes modalidades, visando disponibilizar aspectos relevantes para as particularidades de diferentes consumidores, tais como a velocidade na disponibilização do pedido para entrega ou coleta, e a possibilidade de agendamento da entrega em domicílio para turnos específicos. Com isso, as descobertas deste estudo oferecem aos varejistas uma compreensão holística de suas redes de distribuição e propõem percepções valiosas para aprimorar seus processos de distribuição de pedidos.

 

A dissertação está disponível no link: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252948

Pesquisa Bruno Vieira

Bruno Vieira é pesquisador do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua tese de doutorado. Confira o que ele compartilhou conosco sobre a sua pesquisa:

Problema de entregas com drones auxiliados por caminhões ou por warehouse flutuante.
O problema de entregas com drones auxiliados por outros veículos é recente e sua solução pode viabilizar uma revolução no serviço de entregas. Para além disso, pode representar uma atuação nunca até então vista na mitigação de desastres, permitindo, por exemplo, que mantimentos cheguem muito rapidamente aos seus destinos.
O problema ganhou mais popularidade após o registro de uma patente da Amazon de um sistema de entregas por drones, auxiliados por uma espécie de dirigível que funcionaria como um grande armazém flutuante.

Pesquisa Silvio Alvim

Silvio Alvim é pesquisador do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua tese de doutorado, apresentada da seguinte forma:

A tese em desenvolvimento é intitulada “Modelo de apoio à tomada de decisão baseado no conceito de gêmeos digitais para aprimorar a resiliência e robustez das cadeias de suprimentos globais”.

Aprimorar a resiliência e robustez da Cadeia de Suprimento (CS) é crucial para assegurar proteção preventiva contra as interrupções e redução de problemas causados por eventos estocásticos. A falta de estratégias adequadas pode levar à perda de performance e disrupturas inesperadas no fluxo da operação. Nesse contexto, trabalhar com um modelo de tomada de decisões em situações inesperadas, se torna fundamental, permitindo simular interrupções, situações hipotéticas, avaliar impactos e explorar cenários “what-if”.  A modelagem de rede contribui para identificar previamente possíveis falhas e nós críticos com potencial de colapso da cadeia. A pesquisa em desenvolvimento, busca propor um modelo preventivo para e tomada de decisão em situações de risco, baseado na tecnologia da indústria I 4.0 denominada Gêmeos Digitais, visando aprimorar a resiliência e fortalecer a robustez da CS. Esse tema é relevante ao destacar a importância de estratégias eficazes de gerenciamento para garantir o funcionamento contínuo e lidar de forma eficiente com potenciais perturbações no sistema.

A pesquisa, que ainda está em desenvolvimento, já rendeu a publicação do seguinte artigo: DOS SANTOS ALVIM, S. L. et al. Supply chain resilience in turbulent times: conceptual model and real-world use case*. IFAC-PapersOnLine, v. 55, n. 10, p. 85–90, 2022. https://lnkd.in/dG3BvwKk

Ficou interessado no assunto da pesquisa e quer saber mais sobre? Vale a pena conferir o artigo acima!

Pesquisa Yuri Triska

Yuri Triska é pesquisador do ProLogIS e, além de atuar em projetos do laboratório, está desenvolvendo sua tese de doutorado, apresentada da seguinte forma:

A tese em desenvolvimento é intitulada “Planejamento adaptativo de operações e manutenção de terminais de contêineres baseado em gêmeo digital”. O trabalho é inserido no contexto de portos inteligentes, que lidam com tomada de decisão orientada a dados e em tempo real. Um modelo de terminal de contêineres simula a operação do sistema real, e periodicamente e conforme ocorrência de imprevistos no sistema (ex. atraso de navios, quebra de guindastes de cais), o planejamento das operações e manutenção é reprogramado por meio de otimização baseada em simulação.

O trabalho tem potencial de aumentar a produtividade de terminais de contêineres, melhorar a utilização da infraestrutura existente, além de tornar as operações mais previsíveis e confiáveis. Isso impacta diretamente as cadeias de suprimento globais que utilizam terminais de contêineres para escoamento de produtos e insumos.

A pesquisa, que ainda está em desenvolvimento já rendeu a publicação do seguinte artigo: Triska, Y., Frazzon, E. M., Silva, V. M. D., & Heilig, L. (2022). Smart port terminals: conceptual framework, maturity modeling and research agenda. Maritime Policy & Management, 1-24. https://lnkd.in/da2D_vSJ

Ficou interessado no assunto da pesquisa e quer saber mais sobre? Vale a pena conferir o artigo acima!