Black Friday

Hoje é Black Friday, um dos dias de maior movimento no comércio mundial.

Mas você já parou para pensar em como ocorre a logística por trás disso, para que os produtos cheguem a sua casa, muitas vezes, em tempo recorde?

A Black Friday é uma ação de vendas adotada por diversas lojas que consiste em oferecer descontos em grande parte de seus produtos com o objetivo de atrair mais consumidores. Essa ação ocorre na quarta sexta feira do mês de novembro e é considerada o início das vendas para o Natal. 
Para garantir que os consumidores tenham seus produtos em mãos no menor tempo possível em períodos de alta demanda como esse, é necessário que o setor de logística do varejista defina algumas estratégias com antecedência.
E tudo começa com um bom planejamento das vendas, que irá guiar toda a campanha de Black Friday do varejista e orientar todas as execuções e estratégias de venda. A partir da meta estabelecida, três principais tópicos devem ser planejados para que a logística pós venda seja operada com a maior fluidez possível: o estoque, o modo de transporte e a logística reversa. Confira um pouquinho sobre cada um deles:
 
– Controle e gerenciamento dos estoques: antes de iniciar um período de grande volume de vendas, é imprescindível que ocorra um inventário do estoque do varejista para garantir a cobertura de produtos ideal para a demanda que pretende-se atingir. Além disso, ter uma boa estratégia de armazenamento irá auxiliar nas operações de picking (separação) e packing (embalagem).

– Definição de prazos e frentes de transporte: esse é um fator chave para realizar as entregas no tempo estipulado e em um valor atrativo para o consumidor. Deve-se definir, com antecedência, o melhor meio de transporte para efetuar o last mile da empresa, de acordo com sua estratégia competitiva.

– Preparação da logística reversa: aqui, trata-se do fluxo inverso de produtos do consumidor até o armazém da empresa em casos de devolução, o que pode ocorrer por desistência de compra por parte do consumidor, defeito do produto, ou até mesmo por erro na etapa de picking.