Last mile

Você já ouviu o termo “Last Mile” para tratar da logística de produtos comprados on-line? E sobre Redes de Distribuição de produtos? Você já rastreou a entrega de um produto comprado online? Nesse post, iremos explicar como a logística da última milha entre o varejista até a sua casa funciona.

A Last Mile – logística da última milha – representa a etapa final de entrega de um produto ao consumidor final. A importância dessa etapa logística vem aumentando nos últimos anos devido ao aumento acelerado na expectativa dos consumidores em relação a todo o seu processo de compra – desde a navegação dos canais, até o recebimento do pedido – muito influenciada pelas comodidades do varejo omni-channel. Na questão logística, em específico, os consumidores esperam que seus produtos sejam entregues de maneira rápida e profissional, independente do canal utilizado para compra e da modalidade de frete escolhida.

A Logística Last Mile se tornou ainda mais complexa com a oferta de diferentes modalidades de envio de pedidos, que variam de acordo com as formas de entrega (entrega do produto em casa, ou clique e retire), opções de transporte (rede de transporte própria da empresa, autônomos, transportadoras, correios, etc). Além disso, a depender do produto e da localização do consumidor, há um diferente nível de urgência no tempo de recebimento das encomendas. Por exemplo, espera-se que um medicamento ou alimentos sejam entregues em poucas horas após a entrada do pedido, enquanto um móvel para casa pode ser esperado por dois ou mais dias após a compra.

Para atender a essa demanda, o varejista pode efetuar o despacho das ordens de diversos níveis de sua cadeia de suprimentos: desde o centro de distribuição – que pode ser dedicado exclusivamente ao mercado online, ou integrado para os canais físico e digital – até as lojas – que podem funcionar como mini centros de distribuição ou pontos de coleta de mercadorias.

Toda essa orquestração deve ser combinada para proporcionar a maior conveniência para o consumidor, aumentando a sua satisfação com o varejista e incrementando o ciclo de novas compras.