Revoluções Industriais

Você sabe quais foram as quatro revoluções industriais? 

Nesse post iremos comentar sobre cada uma delas e como elas contribuíram para o desenvolvimento da indústria.

A 1ª Revolução Industrial ocorreu na segunda metade do século 18 (1760 – 1840) e se iniciou na Inglaterra. Sua principal contribuição foi a mecanização dos processos através da invenção de máquinas e locomotivas movidas a vapor, com o carvão como principal fonte de energia, capazes de substituir o trabalho humano e, consequentemente, acelerar a produção.

Já a 2ª Revolução Industrial, que ocorreu entre 1850 e 1945, ficou marcada pelo surgimento da linha de montagem, desenvolvimento das indústrias químicas, elétricas e do aço, além do avanço nos meios de transporte e comunicação (como automóveis, telefones e rádios).

Na 3ª Revolução Industrial, ocorrida entre 1950 e 2010, houve uma migração gradual dos equipamentos analógicos para os digitais, além da evolução da eletrônica, das telecomunicações e computadores. Outro passo foi dado na matriz energética com a introdução da energia solar, nuclear e eólica.

Por fim, a 4ª Revolução Industrial (também conhecida como Indústria 4.0) iniciou em 2011 e ainda está acontecendo. É nessa revolução que a indústria, a internet e os sistemas digitais estão se conectando, tornando as fábricas ambientes inteligentes.

Fonte Imagem: Lean Team