Cadeia de suprimentos

Nas nossas postagens, algumas vezes citamos o termo “Cadeia de Suprimentos” – ou “Supply Chain”. Você sabe o que esse termo representa e qual a sua importância na indústria?

Neste post, vamos te apresentar uma definição simplificada de “Cadeia de Suprimentos” e sua relevância para a indústria e o nosso dia-a-dia.
Por definição, o termo Cadeia de Suprimentos engloba os processos que um produto passa, desde o fornecimento das matérias-primas até a entrega ao consumidor final. É composta por um conjunto de operações que organizam a produção para atender às demandas do mercado. Em uma Cadeia de Suprimentos, há etapas de compras, fabricação, logística, vendas e distribuição. Além disso, podemos citar atividades de suporte, como as relacionadas à criação de novos produtos, ao atendimento ao consumidor, ao controle financeiro e ao marketing.

Uma boa gestão da Cadeia de Suprimentos pode prover benefícios para uma empresa, como redução dos custos operacionais, maior eficiência, integração de diferentes setores, aumento de competitividade e impulsionamento dos lucros. No contexto da Indústria 4.0, é um fator essencial pois serve de base para a estruturação de um processo estratégico capaz de garantir que a produção funcione com estabilidade, por meio da adoção de ferramentas e sistemas tecnológicos.

Algumas pessoas podem acabar confundindo Cadeia de Suprimentos com Logística. Fique ligado que nos próximos posts falaremos sobre Logística. Dessa forma você não terá mais dúvidas na diferenciação de cada um desses papéis na indústria!