Modais de transporte

Já te contamos que uma das nossas linhas de pesquisa aborda a Modelagem e a Gestão de Sistemas Logísticos Inteligentes. Mas você sabia que o transporte de cargas ocorre por diferentes modais ao longo do território brasileiro?

A escolha do modal de transporte é uma etapa de extrema importância no planejamento logístico para atender às necessidades da empresa. Dentre os pontos a serem considerados na hora de escolher o modal, estão: o prazo de entrega, os custos, a carga a ser transportada, além da condição da rota a ser utilizada. No Brasil são utilizados 5 principais modais de transporte, sendo eles:

Rodoviário: é o modal mais utilizado no Brasil, responsável por cerca de 75% da distribuição, possui alta flexibilidade de rota, é prático e fácil de ser contratado. Entretanto, em longas distâncias, o tempo de transporte é elevado, se comparado a outros modais, e os custos variam proporcionalmente aos valores dos combustíveis e da manutenção dos caminhões. Além disso, o modal rodoviário é o meio mais exposto a furtos e extravios de carga.

Ferroviário: é uma ótima alternativa de transporte para distâncias maiores, pelo fato de ser mais barato, seguro e rápido do que o transporte rodoviário. Entretanto, no Brasil existem poucas ferrovias ao longo do território, gerando uma grande limitação de rotas para transporte.

Hidroviário: é um modal que suporta grandes quantidades de carga, possui custo menor do que o modal rodoviário e é capaz de realizar viagens de longa distância. No entanto, é mais difícil de ser contratado, possui um tempo de viagem maior, se comparado aos outros modais, e não possui flexibilidade de rotas.

Aeroviário: é um modal ágil, seguro e bastante flexível. Apesar de possuir altos custos e de depender de um segundo tipo de modal para concluir a entrega, o transporte aéreo é muito procurado por empresas com produtos de alto valor agregado, perecíveis, frágeis ou de validade curta.

Dutoviário: é um modal limitado ao transporte de gases, fluidos líquidos e materiais semelhantes. Possui um baixo custo (após instalado) e é seguro, entretanto, possui alto custo inicial de instalação e baixa flexibilidade de rotas.

E aí, você já tinha parado para pensar em todo o trajeto que o seu produto faz para chegar até você e os modais utilizados para isso?